Onde encontro os editais e as oportunidades?

Instagram RI

Facebook UNIS Relações Internacionais

Quais as datas de abertura dos editais?

Se seu interesse for estudar na instituição destino durante o primeiro semestre (janeiro-julho) do ano: Setembro/outubro do ano anterior.

Se seu interesse for estudar na instituição destino durante o segundo semestre (agosto- dezembro) do ano: Março/ abril do mesmo ano.

Atenção:

*As oportunidades de mobilidade acadêmica são disponibilizadas de acordo com as ofertas das instituições parceiras, ou seja, não dependem somente do Departamento de Relações Internacionais do Grupo UNIS.

**Existe a possibilidade da abertura de editais em períodos diferentes destes, e também ofertamos oportunidades online que acontecem quase todos os mês.

Quais cursos podem participar?

Todos os cursos (presencial e EAD), porém, dependerá da oferta de cursos da instituição de ensino estrangeira.

A partir de qual período o aluno pode participar?

Todos os períodos (presencial e EAD), MENOS alunos do primeiro e último período.

Quais países posso ir?

Temos mais de 10 países parceiros, num total de 63 instituições. Os principais países são: Portugal, Chile, México, Argentina, Hungria, Colômbia, Espanha e Índia*.

*Conheça nossa lista de países e instituições parceiras (verifique se seu curso está disponível para mobilidade acadêmica, no site de cada Universidade).

Acesse: internacional.unis.edu.br/convenios

Quais os pré-requisitos para participar?

Em geral:

1) Boa média acadêmica;

2) Desejável nível de proficiência da língua da instituição (se possível, comprovável por meio de prova de proficiência) ;

3) Desejável participação em atividades extra curriculares;

4)Carta de motivação;

5) Estar com situação financeira em dia;

6) Se aprovado, não ter desistido de processo seletivo anterior com o Departamento de Relações Internacionais.

Atenção: Cada edital possui seus requisitos e especificações.

Como funciona a seleção?

Após a publicação do edital pelo Departamento de Relações Internacionais, o aluno fará sua inscrição submetendo a documentação necessária, e cumprindo com todos os requisitos descritos nos editais.

Caso o candidato cumpra os requisitos, será convidado a participar de uma entrevista como segunda fase do processo seletivo.

Após avaliação, terá a resposta do Departamento no prazo estimado.

Como fica minha situação no UNIS enquanto estiver em mobilidade?

Durante os meses em mobilidade acadêmica, o aluno UNIS não terá que pagar mensalidade em nenhuma das instituições (UNIS e estrangeira).

Em relação à situação acadêmica, o aluno realiza o trancamento do curso no UNIS, e ao retornar da mobilidade, valida seus estudos na instituição de origem (UNIS).

Quais são os gastos?

Os alunos do Grupo UNIS não têm nenhum custo com a inscrição para o processo seletivo e com a educação durante a mobilidade acadêmica.

Outros custos como alimentação, moradia, transporte, seguro saúde e viagem normalmente são custeados pelos alunos. Porém, algumas instituições podem oferecer benefícios como alojamento sem custo e alimentação.

Quanto tempo dura a mobilidade acadêmica?

Em geral, a mobilidade acadêmica tem duração de um semestre letivo (em torno de seis meses).

Se for do interesse do aluno e for ofertado pela instituição, a mobilidade poderá ser estendida por mais seis meses.

Preciso de passaporte?

Depende do país e da oportunidade! Em geral, países da Europa necessitam de passaporte. Normalmente países da América do Sul não requerem passaporte.

É possível trabalhar de forma remunerada durante a mobilidade acadêmica?

Por estar com visto de estudante, os alunos deverão cumprir as legalidades do país em que forem realizar a mobilidade acadêmica.

Como funciona a dupla titulação?

Dupla titulação

Qual contato para dúvida sobre mobilidade acadêmica?

Email do Departamento de Relações Internacionais: ri@unis.edu.br

Analista de Relações Internacionais: Laísa Huber- laisa.huber@unis.edu.br