In coming

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para estudantes estrangeiros foi criado com o objetivo de oferecer oportunidades de qualificação para os jovens que queiram desfrutar de uma experiência intercultural, convivendo com a realidade brasileira durante determinado período de sua vida universitária. Isso é feito através da realização de experiências acadêmicas e profissionais no Brasil, atendendo, dessa forma, ao desejo de ter uma experiência internacional.

O Grupo Unis, através dos acordos de colaboração bilateral, assinados com instituições de ensino superior estrangeiras e, através da participação em redes internacionais de cooperação acadêmica, pode receber estudantes oriundos dos cinco continentes para participação no Programa de Mobilidade, uma vez que se candidata a receber estudantes estrangeiros das mais diversas nacionalidades e países.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional é uma forma de assegurar a qualificação institucional, através da constante inovação curricular, e da inserção da universidade no panorama das instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras, que optaram pelo processo de internacionalização.

Locais de Desenvolvimento

O aluno estrangeiro que optar por participar do Programa de Mobilidade Acadêmica do Grupo Unis poderá desenvolver suas atividades acadêmicas em qualquer uma das unidades localizadas nas cidades de:

  • Varginha
  • Três Pontas
  • Cataguases
  • Pouso Alegre

O critério de seleção da unidade onde o intercâmbio será realizado deverá respeitar a oferta do curso de graduação correspondente, bem como a oferta das disciplinas pretendidas. Essa orientação será dada através de contato com o Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis, com o respectivo coordenador de curso e de acordo com a disponibilidade de vagas para estudantes estrangeiros.

Duração do programa

O Programa de Mobilidade Acadêmica do Grupo Unis prevê que o estudante estrangeiro pode permanecer durante um período letivo, ou seja, um semestre, prorrogável por mais um período, perfazendo um total de, no máximo, um ano. As atividades que serão realizadas pelo estudante estrangeiro deverão estar previamente aprovadas pelos coordenadores de curso das duas universidades.

O que o Unis Oferta

Ao aluno intercambista internacional será ofertado:

  1. Bolsa de Estudo
  2. Alojamento em quarto duplo
  3. Estágio ou Pesquisa remunerado

Requisitos gerais para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Todo o aluno que pertencer a qualquer uma das instituições estrangeiras conveniadas com o Grupo Unis está convidado a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, bastando estar regularmente matriculado na sua instituição de origem. No entanto, alguns requisitos básicos orientarão o aluno estrangeiro sobre o momento mais adequado para que ele esteja apto a cumprir as exigências internacionais para participação em programas de intercâmbio dessa natureza.

O Grupo Unis, com o objetivo de priorizar a excelência acadêmica dos programas de intercâmbio observará se o aluno cumpre os seguintes pré-requisitos:

  1. estar regularmente matriculado em algum curso oferecido pela instituição conveniada;
  2. apresentar perfil acadêmico adequado;
  3. apresentar perfil adequado à uma experiência internacional;
  4. estar ciente das normas do alojamento e normas acadêmicas e se comprometer a cumpri-las integralmente;
  5. atender aos requisitos específicos eventualmente solicitados por diferentes programas, como por exemplo, exames de conhecimento de áreas específicas.

Documentos

O estudante estrangeiro é totalmente responsável pela organização dos documentos que deverá apresentar ao Grupo Unis. A validade, a legalidade e a pontualidade na entrega dos documentos são de inteira responsabilidade do aluno, uma vez que tratam-se de documentos pessoais e intransferíveis.

A documentação básica que deve ser apresentada para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional observa a seguinte relação:

  1. Formulário de Inscrição para alunos estrangeiros, no qual deverão ser relacionadas as disciplinas que serão cursadas no Unis;
  2. Cópia do passaporte;
  3. Comprovante de proficiência em língua portuguesa (quando houver);
  4. Termo de compromisso – Normas do alojamento assinado;
  5. Termo de compromisso – Normas Acadêmicas e de Estágio/Pesquisa assinado.

Local para apresentação dos documentos

Todos os documentos deverão ser enviados para o seguinte endereço:

Grupo Educacional Unis

Departamento de Relações Internacionais

Avenida Alzira Barra Gazzola, 650 – Bairro Aeroporto

Varginha/MG – CEP 37131-099

Prazos para inscrição

As inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis devem ser efetuadas conforme o cronograma disponibilizado pelo Departamento de Relações Internacionais.

  • Até 15 de novembro para os estudantes que desejarem realizar o intercâmbio no primeiro semestre acadêmico do Hemisfério Sul, que inicia geralmente no mês de fevereiro;
  • Até 15 de maio para os estudantes que desejarem realizar o intercâmbio no segundo semestre acadêmico do Hemisfério Sul, que inicia geralmente no mês de agosto.

Termo de aceite

Após a análise dos documentos do aluno estrangeiro e, mediante confirmação da aprovação para o intercâmbio, o Departamento de Relações Internacionais enviará uma correspondência para o setor encarregado pelas relações internacionais da universidade de origem do aluno, confirmando sua aceitação para participar do Programa. Esse documento é oficial e poderá ser utilizado para apresentação às autoridades brasileiras, para a obtenção do visto temporário de estudante.

Proficiência em língua portuguesa

Os estudantes estrangeiros que quiserem participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis deverão apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa, a fim de poderem acompanhar com sucesso as disciplinas dos cursos de graduação.

Caso os alunos não possuam nenhum certificado de proficiência em língua portuguesa, eles poderão participar das aulas de língua portuguesa nos cursos de línguas parceiros do Grupo Unis.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos